Expresso 2222



            


CONHEÇA A HISTÓRIA DO CAMAROTE EXPRESSO 2222


Um lugar onde milhões de pessoas de todas as cores, credos, nacionalidades e classes sociais se misturam na rua. Todas dançando atrás de um caminhão de som chamado trio elétrico. Fonte inesgotável de cantores que se apresentam cerca de oito horas seguidas por dia. Os mais variados ritmos. Artistas, políticos, empresários, jornalistas e celebridades marcam presença. Todos são bem-vindos. Muita, muita energia e alegria. Como explicar a maior festa popular do mundo? É melhor vir e ver o Carnaval de Salvador.

Ninguém melhor que o consagrado cantor e compositor baiano Gilberto Gil para mostrar. Sempre inquieto e inovador, viu a necessidade em 1999 de reunir a família, amigos e convidados para assistirem aos dias de folia. Ele e sua mulher, a empresária Flora Gil, não sabiam que estavam criando o mais disputado espaço da cidade e colaborando para levar a festa a todos os cantos do mundo. Começava a era dos camarotes nos circuitos do Carnaval. Como não poderia deixar de ser, da música do artista saiu o nome: Expresso 2222.

Desde a primeira versão, que homenageou o bloco preferido de Gil, Filhos de Gandhy, nunca descuidou do aspecto cultural e intelectual da folia. No tradicional Edifício Oceania, em frente ao Farol da Barra, montou uma atmosfera de paz e celebração. E essa fórmula se consolidou ao longo do tempo, escolhendo sempre temas de relevância nacional dos 500 anos do Brasil e 50 do trio até o esporte em 2014 (veja a linha do tempo). Fez importantes parceiros como Bradesco e Coca-Cola investirem na cidade neste período de grande atenção midiática para expor a sua marca e fazer relacionamento com um seleto grupo de convidados. A família recepciona em torno de 800/1000 foliões por noite.

Há 16 anos já começou recebendo nomes como Margareth Menezes, Daniela Mercury e Caetano Veloso, responsáveis por projetar a arte baiana seja na Tropicália, seja na explosão do Axé Music durante meados dos anos de 1980. Mas, durante sua trajetória, difícil achar uma personalidade nacional - da televisão, do cinema, do teatro, da moda, da comunicação, da política, do esporte e da música que não tenha passado por lá. De Ronaldo fenômeno a Carolina Dieckmann, de Lulu Santos a Luiza Brunet entre muitos outros. E do exterior já atraiu famosos como Bono Vox e banda U2, Naomi Campbell, Quincy Jones, rainha Sílvia da Suécia, Romero Britto, o arcebispo Desmond Tutu, Ziggy Marley, entre outros. .

Para receber ilustres e convidados, aposta sempre numa superinfraestrutura e no conforto. Chefs de peso assinam o farto menu, muitos brindes são distribuídos, as bebidas são selecionadas e servidas em abundância. Mas, a cada ano, se consolida no pioneirismo de lançar moda no circuito Barra-Ondina como salão de beleza, maquiagem, massagem, discoteca, DJ, escola de samba, conceitos de sustentabilidade (aposta na reciclagem e na diminuição de impactos ambientais na sua concepção) e novas tecnologias com a vinda do Google e YouTube para a cobertura do Carnaval de Salvador ao vivo pela internet. Este ano, chegam o Facebook e o Instagram.

O ponto alto da inovação foi a música ao vivo dentro do espaço que acabou se transformando na já esperada Varanda Elétrica, hoje pilotada por Preta Gil, que se apresenta com vários artistas para o público interno e também para os foliões da pipoca. Momentos memoráveis e inesquecíveis são protagonizados por Gilberto Gil, que interage com os cantores que desfilam na rua e sempre param para reverenciá-lo. Como bom maestro da folia momesca, ele dividiu-se sempre entre os trios e o camarote e provou ser o anfitrião que a Bahia precisava. Este ano, no sábado de Carnaval (1º de março), será lançado o Expresso 2222 Pernambuco em parceria Carla Bensoussan da Lead Assessoria e Promoção. É neste dia que desfila no Recife o Galo da Madrugada, maior bloco de rua do mundo de acordo com o Guinness Book of Records. 


1998 – Início do projeto
Ainda não havia o camarote como conhecemos hoje. Um trio elétrico com vários convidados percorreu o circuito do Carnaval na cidade. 


1999 - Filhos de Gandhy pela Paz
Abertura do Camarote Expresso 2222, homenageando o afoxé favorito de Gil. O Camarote se cobre de branco para simbolizar a paz. 


2000 - De Brasil 500, 50 de Trio
Homenagem aos pais do trio elétrico - Dodô e Osmar - e a Moraes Moreira, com o trio batizado de Chame Gente, uma das composições mais famosas do artista e um dos símbolos do Carnaval da Bahia. A inovação ficou por conta de um salão de beleza dentro do camarote. 


2001 - Dorival Caymmi
O Camarote Expresso 2222 homenageou Dorival Caymmi em 2001, também tema oficial da folia momesca de Salvador. É o primeiro ano do Trio Expresso 2222, que tem Gil no comando e sempre muitos convidados. Mais inovação com a música ao vivo e serviços como cabelo, maquiagem e massagem. 


2002 – África
Gil continua no comando do trio com grandes convidados. Os temas desse ano foram a África, os Orixás e o candomblé. 


2003 - Clubber
2003 foi o ano no qual o Expresso celebrou os DJs e o cineasta Andrucha Waddington selecionou e convidou os melhores do mundo para animar a festa. No Trio Expresso 2222, Gil e seus convidados alegram a pipoca do Carnaval.

 
2004 - Homenagem a Ivete Sangalo
O Trio Expresso 2222 foi comandado mais uma vez por Gil, que trouxe vários convidados. capitaneados pela homenageada Ivete Sangalo. 2005 - Marchinhas de Carnaval
Gil segue no comando do Trio Expresso 2222 no ano em que o Camarote celebrou as marchinhas de Carnaval. 


2006 - Copa 2006
No Ano da Copa do Mundo de Futebol, recebemos em nosso camarote os integrantes da banda U2, entre eles o vocalista Bono Vox e o guitarrista The Edge. Também estiveram entre os presentes o produtor, compositor e músico Quincy Jones. 


2007 – Samba
Homenagem ao mais brasileiro dos ritmos. O camarote trouxe para o Carnaval baiano a escola de samba carioca Grande Rio acompanhada de Zeca Pagodinho e Alcione. 


2008 - 10 anos de Camarote Expresso 2222
O camarote Expresso 2222 celebra 10 anos de uma história de sucesso no Carnaval de Salvador. 


2009 - 11 anos de alegria
Nasce a Varanda Elétrica (nome sugerido por Carlinhos Brown), conceito inovador que trouxe mais alegria e shows especiais para o folião pipoca. 


2010 - Transformação - Tranformando os velhos hábitos e estimulando novas formas de viver / Expresso 2222 Sustentável
Mais uma vez apostando em conceitos inéditos, o camarote traz o conceito de sustentabilidade para o Carnaval baiano.Flora convida Letícia Monte e Fernanda Jaguaribe para fazer a consultoria e pôr em prática a diversão com responsabilidade. Desde 2004, todo o lixo do camarote já era reciclado, mas a partir de 2010 ampliamos as ações sustentáveis, a exemplo dos copos, que passaram a ser feitos de fécula de mandioca e dos pratos, que tiveram como matéria-prima o amido de milho. O canal da Globosat, GNT, transmite flashs ao vivo com entrevistas diretamente do camarote. 


2011 – Baile
Homenagem aos bailes antigos de Carnaval, em mais um resgate da história e da identidade da folia momesca em Salvador. 


2012 - Centenário de Luiz Gonzaga
Google e YouTube participam do Camarote com uma transmissão especial da folia em Salvador no ano em que o centenário de um dos ícones da música brasileira, Gonzagão, foi o tema do espaço. 

 
2013 - Festa, 15 anos de Camarote Expresso 2222
Nosso camarote faz 15 anos e não podíamos deixar de produzir uma linda festa recebendo amigos e convidados para brindarem a data. 


2014 – Esportes
O Expresso homenageia o Esporte e novamente vem com novidade : Surge o Camarote Expresso 2222 no Recife - Pernambuco, em parceria com a Lead Assessoria e Promoção no sábado de carnaval (1º de março), o local não poderia ter sido melhor, na apoteose do Galo.

2015 - 30 anos de Axé

A comemoração de 30 anos do Axé Music será o tema oficial do Camarote Expresso 2222 em 2015. O ritmo, que nasceu e se consolidou na Bahia, sempre esteve presente no Camarote capitaneado por Flora e Gilberto Gil

2016 - Olimpíadas

A equipe do Camarote Expresso 2222 já está no aquecimento para o carnaval do ano que vem, que acompanha o país no tema Olimpíadas. Depois da nossa 17ª edição de sucesso celebrando os 30 anos do axé (veja fotos no nosso instagram https://instagram.com/camexpresso2222 ) o 2222 se veste de verde amarelo e se prepara para mais um ano de Carnaval. Novidades em breve aqui no site e nas nossas redes Facebook (www.facebook.com/expresso2222 ), twitter (www.twitter.com/camexpresso2222) e instagram (www.instagram.com/camexpresso2222). Aquele abraço!