-Amigos, Sons e Palavras – Gilberto Gil recebe nomes da Cultura Brasileira para Encontros Intimistas no Canal Brasil em 2018 e 2019
Mestre das letras e das harmonias, do violão e da sanfona, da MPB e de muitas vertentes das tradicionais sonoridades brasileiras, Gilberto Gil respondeu a centenas de perguntas ao longo de sua brilhante carreira. Foi questionado por suas canções, suas palavras e até por suas medidas políticas como ex-ministro da Cultura. Pela primeira vez em tantos anos de estrada, o compositor baiano troca de lugar e assume a posição de entrevistador, promovendo um bate-papo intimista com amigos e grandes nomes da cultura brasileira, assim como ele. Os questionamentos, no entanto, são encontros repletos de afeto e sem roteiro pré-estabelecido, nos quais o cantor extrai de quem senta à sua frente histórias divertidas e narradas em tom amistoso e com grande descontração.
Cada episódio da atração dirigida por Leticia Muhana e Patricia Guimarães começa com uma pequena apresentação musical do anfitrião, com apenas o violão em punho. A canção escolhida dá a primeira nota da conversa, que pode caminhar para os mais diversos temas. “O fato de começar com uma música já é um elemento de conforto”, comenta Gil. “São canções que estão ligadas a diversos momentos do meu trabalho, vários contextos de militância musical que vêm desde a Tropicália até meu último trabalho”, explica. No episódio de estreia da 1ª temporada (2018), Caetano Veloso escuta Ok Ok Ok, sobre como o mundo espera um posicionamento de artistas sobre questões sem qualquer relação com o trabalho, e o papo envereda para a relação com a mídia. No encontro com Fernanda Torres, Super-Homem – A Canção dá o tom para uma discussão sobre o feminismo. Não Tenho Medo da Morte harmoniza o início de uma pauta sobre a perspectiva de Drauzio Varela com relação ao fim da vida. O programa traz ainda Maria Ribeiro, Fernando Henrique Cardoso, Lázaro Ramos, Fernando Grostein e Juca Kfouri, entre outros.
Sobre os entrevistados da 2ª temporada , o compositor conta que uma lista grande de possíveis convidados foi submetida já na primeira temporada. “As possibilidades eram tantas que, evidentemente, muita gente interessante ficou de fora. Algumas dessas pessoas puderam ser resgatadas na segunda temporada”, afirma o músico, que conversou com Xuxa, Fernando Haddad, Paulo Gustavo, Pedro Bial, Ivete Sangalo, Emicida e Zé Celso Martinez Corrêa, entre outros.