Em Russas, cidadezinha do sertão brasileiro, Darlene de Lima Linhares, com uma criança na barriga, espera na porta da Igreja por um noivo que nunca chega. Ela sobe num caminhão e parte pela estrada. Retorna três anos depois, uma mala numa mão, um menino na outra.
Encontra Osias, um bem-sucedido construtor da região. Bem mais velho que Darlene, vive sozinho em casa confortável. Darlene não tem para onde ir. Osias lhe propõe casamento. Ela aceita, mas a esperança de uma vida melhor dura pouco. O marido se revela um homem ranzinza e rude. Darlene trabalha na lavoura de cana, cuida da casa, do filho e ainda tem que agüentar a cara emburrada de Osias. Pouco depois, bota mais uma criança no mundo.
Darlene enfrenta a vida com coragem e sem queixas. Sua maior alegria é dançar no forró, onde se aproxima de Zezinho, primo do marido, que vive de favor na casa de Raquel, irmã de Osias, onde cuida da mãe desta. Zezinho é gentil e bem-humorado e a seu lado Darlene encontra o carinho que não recebe de Osias. Com a morte da mãe, Raquel expulsa Zezinho da casa e Osias o convida para morar com ele e Darlene. Meses mais tarde, Darlene tem mais um filho. E lida com a nova situação com grande naturalidade, transmitida para Osias e Zezinho.
O tempo passa. Em outro forró, Ciro, um belo forasteiro chama a atenção de Darlene. Ela se encanta por este homem bem mais jovem e viril que seus dois maridos. Ciro não tem onde dormir e vai para a casa de Darlene. Era por pouco tempo, mas Ciro foi ficando. Finalmente, esta sertaneja rústica e intuitiva reencontra a alegria de viver. E é com rara habilidade que administra a convivência doméstica ao lado de homens tão diferentes mas também tão complementares. Não demora para ter mais um filho.
Zezinho passa a ter ciúmes de Ciro, para a alegria de Osias. Mas um dia, a tensão eclode, a situação torna-se insustentável. Mas naquela casa onde vivem uma mulher e seus três maridos ninguém quer sair perdendo – o amor, a amizade, a dignidade. Para resolver o impasse, são realizadas as alianças mais inesperadas com uma solução surpreendente.
Teria marido demais naquela casa – ou não?
Ficha Técnica
longa-metragem • 102’
Brazil, 2000 • ficção
Super 35mm • cor
Uma Produção CONSPIRAÇÃO FILMES/COLUMBIA PICTURES
Direção: Andrucha Waddington
Elenco: Regina Casé,Lima Duarte, Stênio Garcia
Luiz Carlos Vasconcelos
Música: Gilberto Gil
Roteiro: Elena Soárez
Direção de Fotografia: Breno Silveira
Direção de Arte: Toni Vanzolini
Montagem: Vicente Kubrusly
Figurino: Claudia Kopke
Produtores: Leonardo M. de Barros, Pedro B. de Hollanda, Andrucha Waddington, Flávio R. Tambellini
Produtora Associada: Flora Gil